terça-feira, 9 de abril de 2013

Symbol: Corujas.
















Corujinha - Vinícius de Morais



Piou longe, agitada de magia. Trazia no bico e unhas finas um ditar de filosofia. Que o oculto transforma-se num canto. E o espanto em sabedoria. Que enfeite, retrate, explore. Seja reflexão de uma mente sadia. 


-

   Desde o começo do ano, batendo suas asinhas, corujinhas se aproximaram de mim. Parecia que essa enigmática ave estava simbolicamente por todas às partes: em itens adquiridos, marcadas em lugares que não podia imaginar. E quando dei por mim encarando essa pequena coleção sem proposito, comecei a imaginar se havia um significado, uma simbologia por detrás dessas penas. 






  Para quem sempre gostou de colecionar corujas ou acham o animal elegante, mas nunca soube exatamente os rótulos e significados aderidos por esse ao logo dos anos, procurei e trouxe aqui seus diversos históricos.


  Athene Noctua. Pequena Coruja.  Essa nomeação vem do latim e estabelece sua origem na mitologia grega, figurando a deusa Atena – ou Glaukopis, como também era chamada. O curioso é que Glaucos significa brilhantes e Opis, olhos. E se viajarmos ainda mais pelos radicais das palavras, descobrimos que essas possuem a mesma raiz de Glaux; coruja. Uma reafirmação íntima da relação entre olhos brilhantes das aves da noite e a deusa da sabedoria.


 Estar empoleirada ao ombro de Athena – revelando todos os segredos oculto, segundo 
dizeres de muitos - pode atrelar as Corujas os rótulos de conhecimento, significados de inteligência. Mas as ligações não se limitam a isso. Os gregos consideravam a noite como um momento de reflexão, propício para pensamentos filósofos. E talvez fora numa dessas sessões de pura cogitação que perceberam que a negritude da noite também era explorada por um animal alerta a qualquer tipo de farfalhar, uivo ou costumes desenvolvidos neste turno; olhos brilhantes sob o negro em total meditação. 





 Sábia e vigilante quanto a complexidades da noite, esse animal que consegue mover a cabeça em 270 graus - com o corpo imóvel - levantava suspeitas quanto a seus conhecimentos aos mistérios notívagos. Muitos povos a consideravam como um ser oculto, íntima do lúgubre que enxergava através das trevas. Embarcando nessa concepção, a imagem das corujas muitas vezes figuram fatos místicos.  

   Quantos bruxinhos não já vimos com sua fiel Coruja a tiracolo?  E quantos de nós ainda não esperamos que uma entre pela nossa janela com uma cartinha de Hogwarts? Ficção à parte, as corujas em Harry Potter e seus trabalhos como correio dos bruxos mistura clarividência e informação numa mesma passagem.






  Percebe-se, então, que apesar de todo ocultismo ou fachada sombria que estas aves fofas possam adquirir, sua essência sempre se volta a sabedoria. Nada mais justo então o curso de Filosofia tê-la como mascote. Mas as graduações que agregaram a esperta coruja não param por aí.  Se em historinhas e contos já a personificaram como sabias professoras, Letras e logo Pedagogia fazem questão de reforçar seus ensinamentos marcando como símbolo a Dona Coruja.





  Corujas-das-neves a corujas-buraqueiras, cada um desses bichinhos possuem seus próprios encantos e artimanhas de passar sua mensagem. Despertando fofura em uns, enigmas em outros. Mas, sobretudo que ela traga sabedoria para todos os momentos de nossos voos no desconhecido. Façamos do aprendizado um símbolo concreto. 

E para fechar as brilhantes e afiadas representações, enquanto pesquisava o bichinho descobri um álbum tão agradável quanto. E ele a tem no título. Fofura e sabedoria perto do coração.

Fiquem com o make-off de A Coruja e o Coração, interpretado lindamente pela Tiê. 



Inserindo vídeos do YouTube em uma página HTML

Um comentário:

  1. Lindas!

    Sabedoria é a primeira coisa que me vem à mente quando penso nelas!
    De fato muito lindas! Tenho uma que fica na minha estante, branquinha.
    E teus itens são muito lindos!

    (amei a poesia no início. Vinícius de Moraes é tão único)

    Um beijo, menina!

    ResponderExcluir